12 de outubro de 2011

Museus: Entre o Consenso e a Polémica

"Diário do Minho" 10/10/11

Há uma proposta para acabar com as entradas gratuitas nos núcleos museológicos afectos à rede nacional de Museus. O director da Associação Portuguesa de Museus, em discurso concordante com o Secretário de Estado da Cultura, defende a extinção deste dia reservado às entradas sem pagar, admitindo a sua substituição por uma só dia mensal, em vez do cumprimento semanal.

Esta medida carecerá de duas reflexões:
1 - Será assim tão grande o número de visitantes aos Domingos que justifique terminar as entradas gratuitas para se poder encaixar mais dinheiro? Recentemente o Director do Museu Paços dos Duques, em Guimarães, afirmou que as entradas não serão assim tão significativas.
Parece-nos é que os Museus têm de se reinventar para se tornar mais apelativos aos visitantes;
2 - Se se extinguirem as entradas gratuitas uma vez por semana, tendo em conta a afirmação da sustentabilidade dos museus, então estará previsto pagamento dos visitantes do sector escolar?
Sabendo que são as escolas os maiores visitantes dos museus, teria sentido sobrecarregar as entidades de ensino taxando-as como um visitante normal?

Há necessidade de fazer reajustamentos e tomar medidas, mas se quisermos acompanhar o modelo europeu, deveremos manter o dia semanal de entradas gratuitas; Em todo o caso, as acções deverão ser bem pensadas para não corrermos o risco de afastar públicos dos museus ou de lhes dar acesso encontrando museus com salas fechadas ou sem as devidas contextualizações explicativas.

Sem comentários: