"Diário do Minho" 10/10/11
Temos um carinho especial por esta estrtutura. Ao longos dos anos em que desenvolvemos a actividade "O Nosso Património", os vários grupos deslocaram-se até ao Lugar de Passos para registar a Capela de S. Victor-o-Mártir, ligada, lendariamente, à zona onde terá vivido o padroeiro da freguesia.
Ao longos destes anos em que efectuámos os levantamentos da Capela de S. Victor-o-Mártir, tivemos o cuidado de enquadrar o contexto envolvente, onde descrevemos a Casa do Areal desde o estado de abandono e ruína, passando pelo estado de reformulação e, finalmente, pela situação actual...recuperada e vazia!
Sabendo a valência que ali é suposto nascer, dando espaço para o apoio à terceira idade, torna-se imperioso, sobretudo em tempos de dificuldades económicas, dar dignidade às pessoas que passam um mau bocado e dignidade a um sítio com uma longa história.
Não parece admissível a estrutura estar inactiva seja devido a falta de acordo com a Segurança Social, seja por falta de agilidade da CMB.
Desejamos que no próximo ano, ao efectuarmos um novo levantamento enquadrado em "O Nosso Património", possamos descrever este imóvel como "Recuperado e em actividade de apoio social"!
Sem comentários:
Enviar um comentário