12 de outubro de 2011

Igreja dos Terceiros será elevada a monumento

"Correio do Minho" 10/10/11
"Diário do Minho" 11/10/11

Não seria preciso haver uma classificação formal poisos bracarenses ou os visitantes a Braga consideram esta Igreja um monumento integrante num conjunto de centro urbano.

É uma Igreja rica em história e que já deveria ser Monumento há muito tempo...mas torna-se necessário confirmar esta classificação, não vá alguém lembrar-se de deitar uma casa abaixo e construir um imóvel que nada tenha a ver com o enquadramento daquele sítio. Pelo menos, a classificação instituirá um conjunto de regras a cumprir naquela zona, baixando o índice de atentado urbanístico, infelizmente tão frequente em Braga.

Mas também torna-se necessário perceber que num sítio com vários enquadramentos legais (Regulamento do Centro Histórico, Classificação do Casco Urbano Central de Braga e as suas zonas de protecção), esta classificação apesar de já vir tarde, nem seria prioridade, tendo em conta outros sítios que não estão protegidos por qualquer lei e que estão abandonados e a saque.

Torna-se fulcral efectuar um levantamento de necessidades do património e sítios com interesse e que entrem na categoria dos prioritários para recuperar e tornarem-se um monumento fruível por turistas e visitantes!

Sem comentários: