27 de outubro de 2011

MegaProjectos para tornar Braga mais cosmopolita...ou endividada!


"Diário do Minho" 26/10/2011

Somos a favor de uma cidade dinâmica, que se queira desenvolver e que queira acompanhar um determinado ritmo social e culturalmente imposto pelas metrópoles europeias.

Somos apologistas da requalificação e dinamização do Centro Histórico da Cidade de Braga, como estratégia de criar condições para voltar um êxodo rural e termos pessoas a habitar no casco urbano, agora muito mais desertificado. Ter pessoas a morar no centro implica mais comércio, mais serviços, mais investimento e protecção do meio, realçando aqui a protecção dos monumentos da cidade.

Este projecto apresentado como opções para os próximos anos, parece ambicioso e sedutor, mas num estado financeiro em crise, é preciso ter muito cuidado com a forma como se investe e gere os dinheiros públicos, sobretudo se injectados em parcerias privadas. 

Convém relembrar o caso das Piscinas Olímpicas e do desejado Parque Norte que foram anunciados como algo totalmente diferente e, afinal, não passam agora de uma miragem!

E não se percebe porque é que neste caso a CMB anuncia publicamente (isto é, com vontade de dar a conhecer) o período de discussão pública do Plano de Reabilitação do Centro de Braga (corrigindo, até, o período inicial de 122 para 22 dias úteis) quando está, exactamente a decorrer o período de discussão pública dos termos de referência das Sete Fontes nas que neste caso a CMB não divulgou tão bem como no caso anterior. Por uma questão de equidade e de participação, a CMB devia socorrer-se dos canais de comunicação de que dispõe para dar a conhecer este período de discussão e incentivar os cidadãos e participar e a colaborar com o município.


Sem comentários: