14 de outubro de 2011

Pousada da Juventude: Opiniões


Em Novembro de 2010 a Pousada da Juventude era incompatível com o património de S. Frutuoso!

"Diário do Minho" 22/11/2010

Em Outubro de 2011, será a melhor Pousada da Juventude de Portugal!!!
"Diário do Minho" 08/10/2011

Afinal...o que leva a esta mudança de opinião? Deixou de ser considerada uma intervenção avulsa? Já não será um projecto efémero, casuístico e de sustentabilidade e rentabilidade duvidosas?
O que leva a este câmbio de opinião? E a fundamentação da intervenção agora executada permite uma inversão de sentidos?


Apesar de entender que há uma clara duplicação de custo (tendo em conta que esta infraestrutura poderia ocupar parte do novo GeNeRation), (e aqui também estávamos todos de acordo, até Novembro de 2010) parece claro que não houve a preocupação em atender às condições de mobilidade dos futuros utentes, nem tão pouco fazer parte de uma estratégia concertada para revitalizar o centro. Prefere-se, pois, privilegiar uma zona em franca expansão urbana, para justificar o investimento.

Mas é motivo de regozijo saber que S. Francisco terá melhor sorte. Apenas gostaríamos que as visitas abertas ao público para conhecer as intervenções arqueológicas fossem a dias mais convenientes ao público e não à Segunda-Feira, em horário de expediente. Se houvesse um a melhor concertação de horários, a divulgação e aproximação à temática arqueológica e patrimonial podia ser maior e com mais afluência.


3 comentários:

Miguel Marques disse...

Realmente está bem visto... isto aqui muda-se ao sabor da monção... é que é tão ridiculo o que aqui está que merecia uma reportagem por si só por estes jornais minhotos. Como é possivel esta mudança de opiniao em 3 ou 4 meses? Que credebilidade pode ter a UAUM com pessoas deste tipo? Como podemos acreditar numa instituição que um dia diz que os vestígios são imcompativeis e outro diz que afinal pode-se fazer? O que aconteceu? VOLTA SANDE LEMOS ESTAS PERDOADO.

Ricardo JovemCoop disse...

Acredito, Miguel, que se pode mudar de opinião, mas também acredito que deviam fundamentar as suas opções.
Afinal, parece incompreensível como se aponta o dedo a uma intervenção, que se diz ser pontual, casuística e não integrada numa estratégia, dando o paralelo das Sete Fontes e, de repente, faz-se a intervenção e considera-se a recuperação do imóvel como a melhor Pousada de Juventude de Portugal.
A requalificação do imóvel era urgente, mas sem explicar o porquê e o que se alterou para deixar de ser uma intervenção pontual é que seria excelente para a opinião pública poder acompanhar este processo!

Miguel Marques disse...

Olha Ricardo vou te ser sincero e vou te dizer o que acho que aconteceu:

A CMB começou a ver que a pousada ali ia dar problemas... nada melhor que encontrar um bom aliado que desse credebilidade à coisa (UAUM. Faz umas reuniões, prometem-se, umas coisas, dao-se outras e mudam-se umas opinioes... afinal opinioes são o que mais não falta e até "só não mudam os burros".

Esta mudança de estratégia da CMB é bem vista e antigos inimigos são novos aliados. Isto tem que ser denunciado não podemos continuar ao sabor destas mares precisamos de alguem que regule e que fiscalize (embora tal seja competencia do IGESPAR). Acho que o papel da JovemCoop na denuncia destes casos tem sido fundamento e como bracarense agradeço-Vos desde já. Espero´é que nunca sejam engolidos por estes poderes escondidos como foi a UAUM.