16 de agosto de 2012

A JovemCoop de Hoje, aos 33 anos

A JovemCoop do presente


A JovemCoop, por força das circunstâncias do movimento associativo e dos imperativos da cidade de Braga teve a necessidade de redefinir as suas linhas de orientação.

Fazendo jus ao nome, decidimos, a partir de 2004, reforçar as nossas actividades tendo a Cultura e a Natureza como ponto de partida.

Quisemos que a população de Braga conhecesse o que era a JovemCoop, mas, sobretudo, pudesse orgulhar-se da nossa história e dos emblemáticos locais com forte presença natural que o nosso concelho possui.

Numa linha de abertura à cidade, quisemos prestar o nosso contributo à preservação dos nossos monumentos e propor medidas de salvaguarda.

Os processos de classificação da Sete Fontes, da Capela de Guadalupe ou da Casa das Convertidas tiveram início graças à actuação de uma outra associação de Braga, mas conhecem, aos poucos e poucos, o seu término a partir da perseverança da JovemCoop.

Esta actuação permitiu-nos estabelecer fortes parcerias com outras instituições e, sobretudo, ir criando consciências sobre a forma como o património de Braga é, frequentemente, mal tratado.

E para esta missão de sensibilizar e consciencializar, quisemos dar o nosso contributo na mudança de mentalidades, trabalhando junto de gerações mais novas, que serão os agentes de cidadania do futuro. O Património deve estar ao alcance de todas os cidadãos, independentemente da sua faixa etária.

Pretendemos, ainda, aproximar as pessoas da natureza, levando-as a conhecer locais de uma beleza singular, onde a Serra do Gerês ganha destaque.

Por isso, hoje, a JovemCoop não é só uma associação de ocupação de tempos livres, é, também, uma associação de educação não formal, que visa gerar consciências e incentivar os jovens a participar na vida activa da cidade, enfatizando a cidadania activa.

E as actividades como “O Nosso Património”, o “Arqueólogo por um dia”, “ Os Percursos do Barroco”, “Curso da História da Cidade de Braga”, os “Percursos Pedestres”, os “Peregrinos com Pedalada”, fazem-nos crer que estamos a contribuir para o maior conhecimento da Cidade de Braga e criar orgulho em ser bracarense, não permitindo que se relegue para o esquecimento as obras, o património e os homens que tanto contribuíram para a construção de Braga.


Sem comentários: