1 de agosto de 2012

Y.Nature - Peregrinos com Pedalada


A Jovemcoop e Braga 2012 organizam uma iniciativa de cariz desportiva e cultural, inserida em ambiente natural. A nossa atividade visa levar até aos nossos vizinhos de Santiago de Compostela um bocadinho da força e determinação da juventude de Braga, hasteando a insígnia da JovemCoop e de Braga 2012.

Assim, em bicicletas todo-o-terreno, os membros da JovemCoop pretendem alcançar Santiago de Compostela, percorrendo o Caminho Português pela Costa. O Grupo de Bikers da JovemCoop inicia a 3 de agosto a atividade “Peregrinos com Pedalada”, tendo em vista alcançar a Catedral de Santiago de Compostela, num exercício de força espiritual e de destreza física, durante 3 dias, um total de 230 quilómetros.

O primeiro dia terminará em Mougás (Galiza), onde os sete participantes pernoitarão no albergue local, após percorrem cerca de 90 Km. No dia seguinte, os participantes farão aproximadamente 80 km e irão parar para descanso na localidade de Pontevedra. No dia 05 os aventureiros chegarão ao seu destino, cumprindo o ritual de entrar na Catedral de Santiago, como forma de agradecer ao Santo a proteção nesta longa jornada.

É uma prova de extrema dureza física, na qual só participarão membros da JovemCoop com preparação física e anímica adequada ao desafio.

Curiosidades: O Caminho Português da Costa é uma variante do Caminho Central, o trajeto mais utilizado por quem peregrinava até Santiago de Compostela. O seu traçado ganhou visibilidade durante e após o século XV, altura em que diversos factores contribuíram para aumentar a atratividade das zonas costeiras.

Tudo começou no século IX, com a presumível descoberta do túmulo do apóstolo Santiago na Galiza. Segundo a tradição medieval, o eremita Paio alertado por luzes noturnas, que se produziam no bosque de Libredão, avisou o bispo de Iria Flavia, Teodomiro, que descobriu os restos de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos, no lugar onde posteriormente se erigiu Compostela, topónimo que associado a “Campus Stellae”, isto é “campo de estrelas”, ou mais provavelmente de Composita Tella, “terras bem ajeitadas”, eufemismo de cemitério.

A descoberta propiciou que Afonso II das Astúrias, fizesse uma peregrinação que anunciou no interior do seu reino e no exterior, a um novo lugar de peregrinação da cristandade num momento em que a importância de Roma decaíra e Jerusalém não era acessível por estar em poder dos muçulmanos.


Sem comentários: