31 de julho de 2012

Braga: Festival Internacional de Folclore de Braga


Nos dias 20 e 21 do mês corrente teve lugar a 14ª edição do Festival Internacional de Folclore de Braga, no palco da Avenida Central. Este Festival é realizado desde 1998 e desde há mais ou menos 3 ou 4 anos para cá mudou o seu modus operandi.


Os grupos convidados para o festival, até há bem pouco tempo, tinham a sua estadia na cidade de Braga, no Regimento de Cavalaria nº6. O convívio salutar entre todos os grupos tinha o seu auge no jantar convívio que se realizava por norma na primeira noite de festival. O festival tinha a duração de três dias (sexta, sábado e domingo) e os grupos convidados ficavam a cargo dos três grupos da cidade (Rusga de S. Vicente, Associação Festiva "Os Sinos da Sé de Braga" e Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio) durante os dias do festival. Os guias dos grupos acompanhavam-nos à descoberta da cidade tanto de dia como de noite. Este procedimento é similar noutras cidades do mundo e é o mais rico em intercâmbio e convivência entre povos.


Mas, desde há uns anos para cá esta forma de organização do festival foi alterada. Os grupos deixaram de pernoitar e de passar o dia em Braga e passaram a vir de outra cidade. O que acontece é que os grupos são convidados para um outro festival e aproveitam e "dão um salto" ao festival em Braga.
Este ano e no ano transacto perdeu-se um dia no festival. E já há anos que se vem perdendo a essência de intercâmbio.


O Festival Internacional de Folclore de Braga é muito bem recebido e acarinhado pela população que se desloca à Avenida Central com curiosidade e alegria. E a tendência de que só a população idosa aprecia o folclore e as tradições parece estar lentamente a mudar. Os dias do festival deram, a partir mais ou menos das nove da noite, um novo ar à cidade. Uma cidade mais alegre, mais movimentada e multicultural.


Este multiculturalismo podia ser bem melhor aproveitado se voltássemos à antiga prática de acolher no seio da nossa cidade os grupos estrangeiros e nacionais que participam deste festival. Além de dar um ambiente mais animado à cidade pode muito bem ser uma mais-valia para o aumento do número de visitantes na cidade pois, sendo bem recebidos os grupos participantes, a vontade de voltar a título particular poderá aumentar.


Um pequeno passo para a organização, um grande passo para a cidade.


Sem comentários: