Contextualização na Zona dos Galos
Zona dos Galos - S.Lázaro
Hoje ,dia 12 julho, fomos visitar a Rua do Galo ,esta rua tem uma particularidade interessante, pois tem a aparência de uma aldeia no meio de uma cidade.
Esta rua tem este nome porque nela encontra-se uma fonte onde se encontram esculpidos dois galos.Foi-nos explicado que naquela zona por volta dos séc.XVIII , era muito utilizada pelas lavadeiras , estas lavavam a roupa no rio Este, este rio era também utilizado para moerem os cerais para fazer farinha e pão e por isso foram construídos muitos moinhos junto das margens deste rio.Mais tarde foi construída perto desta pequena população a primeira fabrica de papel .
Muitas pessoas deslocavam-se a este local ,visto que aqui encontravam uma estancia termal , a água possuía características termais e medicinais.
Posto isto dividimo-nos em grupos e prosseguimos ao preenchimento dos inventários. No meu caso inventariamos três casas,deram-nos a conhecer que uma delas era um antigo moinho ,este estava desabitado.
Quando todos os grupos finalizaram a tarefa , fomos encaminhados ate a uma casa ,aí foi nos cedida a permissão para visitar , era um antigo moinho que se encontrava em restauração ,com o objetivo de preservar o nosso património.
Depois da visita realizamos duas pequenas dinâmicas com balões : a primeira consistia em fazer passar um balão de ar para o nosso colega sem tocar com mãos, de seguida fizemos o mesmo mas desta vez com um balão de água . A segunda dinâmica era um pouco mais díficil exigia uma maior concentração e cooperação com o nosso parceiro ,o objetivo era equilibrar o balão de água com a nossa cabeça e claro com a ajuda do nosso companheiro.
Para concluir este magnífico dia , fomos conhecer um tanque.
E como é habitual , voltámos à Junta de Freguesia finalizando mais um dia.
Andreia Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário