8 de julho de 2012

Binóculo do Bom Jesus-A Braga o que é de Braga


A 19 de Abril deste ano, aqui, foi noticiado algo que muitos cidadãos bracarenses esperavam há já sete/oito anos: "Binóculo do Bom Jesus de volta até junho para ver cidade 'por um canudo'".


Como pode ler-se na notícia o velho binóculo do Bom Jesus, o qual originou a célebre frase "de marca" da cidade de Braga, "ver Braga por um canudo", foi retirado com vista à sua reparação.


É de louvar o desejo da sua recuperação e não de o substituir por um novo, pois o binóculo com mais de 100 anos faz parte da História da cidade e da sua identidade. Seria de louvar também que o mesmo fosse recolocado até Junho como noticiado, o que, infelizmente, não aconteceu.


Em meses de Verão, onde a afluência de turistas, quer nacionais quer estrangeiros, é maior, faria todo o sentido o estimado canudo voltar ao lugar que lhe é de direito.


Irá a Confraria do Bom Jesus devolver com brevidade esta parte da História que foi retirada à cidade? Os cidadão querem, e têm o direito de saber o que é feito do seu "canudo".


Será que vamos voltar a "ver Braga por um canudo" ou será que daqui a poucos anos já ninguém se lembrará desta célebre frase?


Enquanto não há resposta para estas questões, por cá esperamos que o "canudo" volte brevemente a ser de fruição dos cidadãos de Braga e dos que a cidade visitam.

Sem comentários: