4 de julho de 2012

Braga, Capital Europeia do Património_Rui Ferreira

"Diário do Minho" 01/07/2012
(ver texto no blog: http://bragamaior.blogspot.com)

É uma ideia a enaltecer, desde logo analisando o titulo: Braga, Capital Europeia do Património!

Além do gosto pessoal que depositamos no facto de sermos JovemCoop, temos assistido e percebido, ao longo do primeiro semestre de 2012, ano em que Braga é Capital Europeia da Juventude, que o Património, a História, a Cultura, os Monumentos despertam interesse e orgulho nas pessoas.

Há um salutar sentimento "apropriação" que legitima uma positiva emoção de ser ou viver em Braga.

Ao longo das várias iniciativas que temos vindo a realizar ou a participar, percebemos que Braga tem condições de ser uma Capital Europeia do Património, não pela existência desse titulo, mas pela rica herança do passado que tem à disposição da História.

Monumentos e sítios há que se encontram esquecidos e omissos; outros estão num avançado estado de abandono e outros há que não lhes é permitido contar a sua história...

E as nossas actividades têm proporcionado inverter este panorama. Vamos viajando pelo passado, através dos percursos do presente e contando as vivências de pessoas ou locais que marcam a nossa cidade. Aproximamos as pessoas destas personagens do passado e tem-nos sido permitido entrar em contacto directo com as obras que nos legaram.

A História que temos vindo a descobrir é, de tal forma rica, que merecia ter o titulo de Capital Europeia do Património.

Mas ainda há muito a fazer para dignificar a nossa História e sítios que ajudam a perpetuar as vivências do passado.

Este ano, o compromisso da JovemCoop foi dar o melhor de nós para cumprirmos o objectivo de conhecer mais da nossa História, realçando e dignificando pessoas e acções do passado. Encaramos o ano da BragaCEJ como o ano em que os nossos jovens deveriam servir outros jovens que partilhem dos mesmos gostos e que possamos, em conjunto, construir o ideal de Braga (a cidade de todos e para todos).

Como bem diz o autor do texto, Rui Ferreira, a verdadeira Capital  Europeia da Juventude será vista no próximo ano, pois veremos quais as actividades, associações e individualidades ganharam experiência, vontade e credibilidade para perpetuar as heranças legadas pela BragaCEJ.

À parte que toca à JovemCoop, agradecemos a confiança que Rui Ferreira deposita em nós e o destaque que dá às nossas iniciativas. Pugnaremos para, em conjunto, poder saber perpetuar aquilo que advogamos...a construção da Braga do Futuro, a Braga que se orgulha da sua História e se quer desenvolver harmoniosamente para os próximos tempos e para as próximas gerações.


Sem comentários: