Visita ao Convento de Montariol
18 de Julho 2012
Convento Montariol e Capela do Alecrim
Hoje, dia 18 de Julho, começámos a manhã na Junta de Freguesia com os habituais jogos dinâmicos.
O jogo de hoje era praticamente um jogo de concentração em que o monitor batia palmas, ou estalava os dedos, e nós tínhamos de nos colocar na devida posição, por exemplo: quando batia palmas uma vez tínhamos de saltar, quando batia duas tínhamos de nos sentar, quando batia três tínhamos de fazer de estátua e finalmente quando estalava os dedos tínhamos de nos deitar.
No final, quando já estávamos mais preparados nem sabíamos o que nos esperava, viemos a descobrir que íamos a pé até ao Montariol, ainda por cima com quase 40º, mas felizmente só descobrimos isso quando estávamos a meio do percurso, mais ou menos na rua do Areal de Baixo.
Subimos e subimos até que chegámos ao Convento de Montariol, já algo cansados. Aí estivemos a escutar os monitores David e André que nos falaram um pouco sobre a história do Convento de Montariol. Também descobrimos que o convento já serviu de quartel e a seguir fomos até umas alminhas e oratórios que ali se encontram depositados. Preenchemos as habituais fichas com as suas características, logo a seguir fomos até à entrada da igreja do convento onde mais uma vez preenchemos as ditas fichas e finalmente saímos do Montariol.
Quando chegamos à Rua do Areal de Cima entrámos na Capela do Alecrim, uma capela já bastante degradada, e do estilo barroco nacional, onde pudemos ver a sacristia já muito velha e que mais parecia o cenário de um filme de terror.
Lá para as 12:30 chegamos à Junta de Freguesia onde ouvimos indicações para o dia seguinte.
Enfim foi um fantástico dia de "O Nosso Património".
Um abraço do
Gonçalo
Sem comentários:
Enviar um comentário