11 de julho de 2012

Diário do Património2012_8º dia

Trabalho de inventariação na Sacristia da Capela de Guadalupe

11 de Julho 2012
Campo Novo e Capela de N.ª Sr.ª Guadalupe


No dia de hoje, 11 de Julho, fomos à Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida por Campo Novo, que fica em São Vicente, e também fomos à Capela de Guadalupe que fica em São Vítor.

Quando chegámos ao Campo Novo, sentámo-nos em frente à estátua de D. Pedro V, chamaram os grupos e cada grupo teve de criar um nome e um grito de guerra para depois apresentá-lo aos outros grupos e aos monitores.

Depois dos gritos, o André contou-nos a História do D. Pedro V.

- D. Pedro V de Portugal cujo nome completo é Pedro de Alcântara Maria Fernando Miguel Rafael Gonzaga Xavier João António Leopoldo Victor Francisco de Assis Júlio Amélio de Saxe Coburgo e Bragança, nasceu no dia 16 de Setembro de 1837 e morreu no dia 11 de Novembro de 1861, em Lisboa onde viveu e morreu.

- Era cognominado de: O Esperançoso, O Bem-Amado ou O Muito Amado, foi Rei de Portugal de 1853 a 1861.

- Era o filho mais velho da Rainha D.Maria II e do seu consorte D.Fernando II.

- No reinado de D. Pedro V, Portugal foi flagelado por duas epidemias, uma de cólera, (1853 a 1856), e outra de febre amarela, principalmente em 1856/57. Durante esses anos o monarca, em vez de se refugiar, percorria os hospitais e demorava-se à cabeceira dos doentes, o que lhe trouxe muita popularidade.

- Em 1858, D. Pedro V casa-se por procuração com a princesa D.Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen, que veio a morrer no ano seguinte vitíma de difteria.

- Sendo a saúde pública uma das suas preocupações, foi juntamente com a sua mulher, a princesa D. Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen, que Pedro fundou hospitais públicos e instituições de caridade. Aliás, cumprindo os desejos por ela manifestados, o monarca, fundou o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.

- Morreu com apenas 24 anos, em 11 de Novembro de 1861, que segundo parecer dos médicos, devido a febre tifóide (enquanto o povo suspeitava de envenenamento e por isso viria a amotinar-se). A sua morte provocou uma enorme tristeza em todos os quadrantes da sociedade.

- Não teve filhos, por isso quando morreu foi sucedido pelo irmão, o infante D. Luís, que habitava então no sul de França.

- Jaz no Panteão dos Braganças, no mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.

- Teve uma notável preparação moral e intelectual. Estudou ciências naturais e filosofia, dominava bem o grego e o latim e chegou a estudar inglês. O seu espírito terá sido influenciado pela convivência que teve com Alexandre Herculano, que foi seu educador. (História de Alexandre Herculano aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Herculano).

- No dizer dos biógrafos, D. Pedro V: "com um temperamento observador, grave, desde criança [...] mandou pôr à porta do seu palácio uma caixa verde, cuja chave guardava, para que o seu povo pudesse falar-lhe com franqueza, queixar-se [...] O povo começava a amar a bondade e a justiça de um rei tão triste [...]"

De seguida chamaram-nos novamente grupo a grupo e disseram-nos o que nos era encarregue de inventariar (para um grupo foi as moradias da praça, para outro grupo foi a fonte na praça, para outro a estatua de D. Pedro V e etc..)

Depois de acabarmos o que nos competia, juntámo-nos todos e fomos à Capela de Guadalupe.

Quando chegamos à capela, após subirmos uns quantos degraus, sentamo-nos por grupos nos bancos, alguns monitores falaram-nos sobre a Capela e sobre o Rodrigo de Moura Telles.

Capela de Guadalupe:

- A Capela de Guadalupe foi erguida no alto do monte de Santa Margarida, pelo então arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Telles, que a benzeu em 23 de Março de 1725.

- Na época do arcebispo D. Gaspar de Bragança, o arquiteto Carlos Amarante projetou uma grande alteração à capela, que entretanto não chegou a ser implementada.

- A capela, sob a invocação de Nossa Senhora de Guadalupe, está localizada num parque fechado e protegido por um muro.

- Apresenta planta circular, com uma entrada por um vestíbulo de três arcos.

- Sobre o arco principal abre-se um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e a inscrição epigráfica "Protegam vrbem istam 1747". (Mais informações aqui: http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/3992744/ )

Rodrigo de Moura Telles:

- D. Rodrigo de Moura Telles nasceu a 26 de Janeiro de 1644 em Braga e morreu em Braga a 4 de Setembro de 1728 com 84 anos.

- Foi um clérigo, reitor da Universidade de Coimbra, Bispo da Guarda e Arcebispo de Braga.

- D. Rodrigo de Moura Telles era filho do 2.º Conde de Vale de Reis.

- De 1690 a 1694 foi reitor da Universidade de Coimbra, e em 1694 foi Bispo da Guarda.

- De 10 de Março de 1704 até à sua morte em 1728 foi Arcebispo de Braga.

- Realizou numerosas obras na cidade, instituiu o jubileu das 40 horas ou Lausperene em 1709 prática ainda em vigor. (Mais sobre o Jubileu das 40 horas ou Lausperene aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lausperene)

- Está sepultado na Capela de São Geraldo, na Sé Catedral de Braga.

Depois de nos contarem isto, cada grupo ficou encarregue de inventariar aquilo que lhe competia ( Altares, Altar-mor, Sacristia, Sacrário, Imagens dos Santos, etc. e fora da Capela, o Parque).

Quando todos os grupos acabaram, voltámos para a Junta de Freguesia com mais conhecimento do Património Bracarense. E assim acabou o 8º dia de Património.

Cumprimentos,
Joana Araújo

Sem comentários: