4 de julho de 2012

Diário do Património2012_3º dia

Registo fotográfico de S.Victor-o-Mártir

Visita e registo da antiga mercearia

04 de Julho 2012

Capelas de S.Vicor-o-Mártir e S.Victor-o-Velho

Hoje, 4 de julho visitámos duas capelas.


Quando chegamos à junta de freguesia reunimo-nos como sempre e começámos por realizar duas atividades: a primeira foi o jogo do “barco”, em que tínhamos de nos movimentar de acordo com as instruções dadas pela monitora Né. De seguida fizemos outro jogo, que tinha como objetivo proteger o nosso balão dos outros colegas, aprendendo assim a importância de proteger o nosso grupo!

Depois, foram-nos entregues os materiais necessários para as nossas observações dos lugares, entre eles uma capa com folhas para preenchimento de dados e uma mala com objetos precisos para a nossa visita, como uma bússola, uma fita métrica e os materiais de escrita.

Logo a seguir, caminhámos até à capela S.Vitor – o – Mártir. Quando chegámos, o nosso monitor André contou-nos a história de São Vitor, o que foi essencial para percebermos o resto da visita e também para um melhor conhecimento. Em seguida, começámos as nossas observações, tendo em atenção o ano de construção, o estado de conservação, a decoração, entre outras.

Feitas as anotações partimos para outro local, a capela de S.Vitor-O-Velho. Aí visitamos o seu interior e ouvimos a “ história “ da igreja, construída em 1876. Dentro da igreja, encontra-se um altar lateral, e dentro de uma urna de vidro, permanece uma imagem de S. Victor degolado, que contém uma pequena “relíquia” do santo. Não se conhece de que parte do corpo é esta “relíquia”. Posteriormente, o grupo foi dividido por três lugares, entre eles, uma mercearia antiga, o exterior da igreja e o interior da igreja.

Feita a visita regressámos à junta de freguesia e acabámos assim mais uma manhã da atividade « O Nosso Património”


Beatriz Oliveira (:

Sem comentários: