20 de julho de 2012

Diário do Património2012_15º dia


O Nosso Património com o Executivo da JFS.Victor

Povoado dos Bracari e Conferência de Imprensa
20 de Julho 2012


Na manhã de hoje, começámos, como sempre, com a concentração dos participantes e monitores pelas 9.30h ! A 1ª tarefa da manhã, foi entregar os passaportes aos monitores para os mesmos carimbarem !


Com os ligeiros atrasos de alguns participantes, a atividade começou pelas 10.15h, onde partimos diretamente para a Avenida Central de Braga, indo diretos a uma réplica de um antigo povoado castrejo que está exposto ao lado do café Astória. Ainda não tendo o Rico chegado, optamos por ir ver os animais domésticos que estão lá em cativeiro (galinhas,patos,ovelhas e bodes), demorando cerca de 5/10min. De seguida, fomos dar uma outra volta pela avenida, onde o Rico nos encontrou e juntou-se a nós. Tendo já o Rico connosco, voltámos ao povoado castrejo, onde o Rico nos explicou o porquê das antigas casas castrejas serem redondas e explicou também o significado de algumas casas terem as chamadas "patas de caranguejo". Foi como ter uma aula de História ao ar-livre.

Com o passar do tempo, voltámos para a Junta de Freguesia por volta das 11.05h, pois iríamos ter uma pequena reunião com o Presidente da Junta e com alguns conhecidos seus. Como a reunião só começava por volta das 11.30h, tivemos tempo de dar uma pequena volta nos jardins da Junta de Freguesia e aproveitámos, também, para comer o nosso lanche!

Como prometido, às 11.30h todos os participantes, monitores, Presidente da Junta de Freguesia e seus conhecidos, estavam todos já sentados no auditório da Junta de Freguesia, onde o Dr.Firmino (Presidente da Junta) começou por agradecer a presença de todos que estavam no auditório, mostrando-nos um pequeno vídeo com imagens destes últimos meses de actividades (de Abril a Julho). A seguir, o Rico teve também a sua oportunidade de falar, agradecendo também a presença de todos, salientando a importância da JovemCoop para a cidade de Braga, dizendo uma frase que me marcou muito : "Os jovens constroem o nosso futuro".

E a melhor notícia foi que "O Nosso Património" além de ser uma actividade durante o mês de Julho, vai ser agora, também um LIVRO! Todo o trabalho que temos vindo a fazer, o de levantamento e registo dos monumentos vai ser editado em livro...YUPIIIIIIIIIIIIIIII!

Depois falou a representante da Comissão da Acção Social da CMB, dizendo também umas grandes palavras sobre a nossa cidade e a importância dos jovens para a mesma, explicando o projecto que iriam ali assinar!

Finalizando, o Sr.Presidente assinou um pequeno "tratado" que consiste em trazer estudantes universitários de fora a viver com idosos sem pagar alojamento na condição de lhes fazerem companhia ! ;)

No final da reunião, os monitores disseram que mandariam os ofícios do acampamento para o email de cada participante, e assim se passou o dia de hoje ! :)

Esteves




Sem comentários: