7 de agosto de 2012

As Históricas Colunas da Igreja da Senhora-a-Branca

"Diário do Minho" 06/08/2012

"Diário do Minho" 06/08/2012



"Fotografias da visita O Nosso Património à Igreja da Senhora-a-Branca"

"O Nosso Património" tem presença obrigatória na Igreja da Senhora-a-Branca, durante o mês de Julho.

Além da riquíssima história e elementos arquitectónicos, os elementos escultóricos são, também belíssimos, pelo que é sempre um dos locais mais emblemáticos para registar e inventariar.

Seguramente que descobrimos o interesse desta Igreja logo no ano 2005, quando percebemos a sua origem...mas a grande surpresa foi-nos revelada no ano passado, quando, na nossa habitual visita, nos mostraram as Colunas que foram descobertas durante uma obra de remodelação.

Foi fantástico perceber que entaipadas com pedra e reboco, a parede atrás do altar/tribuna escondia dois exemplares magníficos de colunas características do tempo do Arcebispo D. Diogo de Sousa.

Exemplares semelhantes podem ser vislumbrados na Sé Catedral, do tempo do arcebispo.

Esta descoberta permite perceber a evolução do edifício e o seu faseamento construtivo.
Hoje, a Igreja da Senhora-a-Branca ganha maior destaque, precisamente pela sensibilidade mostrada aquando da obra e pela vontade de preservar e tornar fruível ao público esta descoberta.

E isto é saber cuidar do património, com boas práticas e exemplos.

Ficamos muito felizes e satisfeitos por esta descoberta ter vindo a público e estar mais próxima dos cidadãos.


1 comentário:

Miguel Marques disse...

Optima noticia... Creio porem que se teve foi muita sorte em a Senhora-a-Branca ter o capelão, o carissimo Padre Carlos à frente. A verdade é que com outra pessoa a frente as colunas poderiam ter sido de novo tapadas.

Mais uma vez se revela aqui uma falta evidente da inoperancia dos serviços da camara e da DRCN por que carga de Agua estes trabalhos nao foram acompanahdos arqueologicamente? Porque é que em zonas do Port, Lisboa e Coimbra se fazem acompanhamentos arqueológicos em gtrabalhos de conservação e demoliçao e só em Braga não se faz? A arqueologia nao é so o que esta debaixo dos nossos pes.