"Diário do Minho" 02/02/2012
"Correio do Minho" 02/02/2012
A Cidade de Barcelos vai investir 625 mil euros para requalificar a Torre de Menagem dessa cidade. Esta empreitada vai permitir albergar o Centro de Interpretação do Galo e criar um miradouro, com dois binóculos, para os visitantes poderem apreciar a cidade de outra perspectiva.
É uma excelente notícia porque permitirá preservar um património imóvel, testemunho da Cidade Medieval, bem como possibilitará uma aposta na componente do design cultural e na fruição da envolvente paisagística.
Parece-nos um bom modelo a seguir na nossa cidade. Tendo em conta que Braga possui a Torre de Menagem a coroar a Av.Central, porque não investir naquele espaço, dando-lhe vida e retirando-lhe a conotação de abandono que sobre ele paira?
Tal como em Barcelos, estar-se-ia a apostar na recuperação do Património, bem como poder-se-ia apostar num conceito inovador, para que as pessoas pudessem conhecer a Torre de Menagem por dentro, com algo que as atraísse. Hoje, a Torre de Menagem só está aberta quando há exposições e nem sempre os turistas têm a sorte de encontrar a porta aberta.
Certo que se a Torre de Menagem por dentro nada tem de especial, mais um motivo para lhe dar maior expressão com a colocação de um Centro de Artes ou um Centro Interpretativo.
A aposta mais séria seria, ainda assim, a abertura da Torre como miradouro para a Cidade. A paisagem é bonita e permite contemplar desde as cercanias montanhosas e os seus santuários até ao Centro Histórico da Cidade, afinal, tem uma perspectiva 360º sobre a cidade.
É uma ideia que deve ser aproveitada, rentabilizando a estrutura e dinamizando o património cultural, bem como potenciando o turismo.
À atenção da cidade de Braga!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário