28 de fevereiro de 2012

Braga: Requalificação do Largo dos Penedos e Rua S.Vicente

 
"Diário do Minho" 26/02/2012
Para conseguir ler estes textos, sugerimos que carregue no botão
direito do rato e escolha a opção "abrir hiperligação num novo separador".
Dependendo do brower e da versão do utilizador, esta sugestão pode ou não funcionar!
A par do Campo das Hortas e do Largo da Senhora-a-Branca, também o Largo dos Penedos e Rua de S.Vicente  será alvo de uma requalificação urbana no âmbito do programa "Regenerar Braga".

Também aqui não se questionará a pertinência da requalificação, dado que o Largo dos Penedos é caótico, a nível de trânsito automóvel e de circulação dos peões.

Ainda assim, a "fórmula mágica" de tornar áreas de circulação em zonas pedonais parece estar a pegar moda e também aqui se fará uma zona exclusiva pedestre. Não deixa de ser preocupante que se ouça da voz dos comerciantes as preocupações atinentes do retiro do trânsito automóvel, sobretudo numa rua tão sensivel e escura como é a Rua de S.Vicente. A par do Largo da Senhora-a-Branca, ficará para avaliação futura a intervenção a levar a cabo.

Uma vez mais, regozijamo-nos por mais uma menção ao património arqueológico, com destaque para a Via XVIII ou Via Nova, traçado que a JovemCoop realizou, de forma interpretada no passado Sábado.

Merece óbvia reflexão esta intervenção, tendo em conta que, uma vez mais, as máquinas avançaram apenas com acompanhamento arqueológico e não com sondagens prévias, tendo em conta que o próprio artigo de jornal destaca os achados ocorridos ali bem perto, no início da Rua dos Chãos.

Acompanharemos de perto estas intervenções.


1 comentário:

Miguel Marques disse...

Em primeiro lugar gostava de destacar que nestas obras de reabilitação do centro de Braga existe uma forte pendente para a criação de zonas pedonais. Se tal parece à partida com um objectivo ambiental de afastamento de poluição do centro e valorização do mesmo a verdade é que analisando a situação mais friamente observamos objectivos bem mais perversos. Senão vejamos. Com a criação destas áreas pedonais fecha - se grande parque do parqueamento disponivel à superficie e as ruas abertas à circualação automovel levaram apenas e só a um local... aos Parques de Estacionamento da Rodrigues e Nevoa, ie Bragapaques. Ou seja FMM pensou bem por um lado ganhamos uma fachada e ambientlistas e regenberadores e por outro ajudamos os nossos amigos.

Agora relativamente á arqueologia,o que eu queria ver era <a UAUM a vir a pano de cena a exigir sondagens em áreas tao sensiveis porque está ela tao calada? Aguem adoçou a boca com conventos e pousadas da juventude em troca de silencios?