2 de fevereiro de 2012

Revista Bracara Augusta: Novas Publicações

"Correio do Minho" 02/02/2012

"Diário do Minho" 02/02/2012


Foram apresentados, ontem, dois números da Revista Bracara Augusta, publicação de referência da nossa cidade, que materializa textos, reflexões e investigações de pessoas de renome, de enorme capital técnico, humano e científico.

As boas notícias são que após um longo período de inactividade, a revista sai logo com 2 números, ainda que referentes a textos e investigações com mais de cinco anos. Além disso, parece haver a vontade e o compromisso de diminuir o tempo entre publicações e aumentar o número de páginas.

Contudo, a publicação nesta revista é feita, quase em exclusivo, por docentes universitários, que contribuem para encorpar a revista. Mas perguntamos nós se, em ano de Capital Europeia da Juventude, não se poderia incentivar jovens investigadores a submeter trabalhos para serem publicados. Obviamente que isto requererá uma comissão de avaliação dos conteúdos e da matéria, mas estes senhores docentes seriam os mais capacitados e experimentados para desempenhar esta tarefa.

Pensamos que se a CEJ quer ser empreendedora e dar maior visibilidade aos jovens, dando-lhes ferramentas para competir num mercado de trabalho e deixar capital cultural para o futuro, então esta é uma oportunidade para dar voz e lugar aos jovens e incentiva-los à participação e possibilitar-lhes acesso a uma das revistas de maior prestígio da cultura do Norte.

Sem comentários: