8 de julho de 2012

Braga: Recriação da Idade do Ferro

Cartaz do evento


"Diário do Minho" 06/07/2012


"Correio do Minho" 06/07/2012

As recriações históricas, ou eventos de inspiração histórica, são sempre um forte atractivo para o grande público.

Habituados a ver recriações do mundo romano, como bem a Braga Romana soube conquistar os bracarenses, ou Feiras Medievais, um pouco espalhadas por todo o país, muita vezes fechamos o nosso pensamento a duas cronologias, não perspectivando o resto da linha cronológica.

A Associação dos Artesãos do Minho propõe, durantes os dias 19 a 22 de Julho, relembrar os tempos da Idade do Ferro, na altura em que esta região seria habitada pelos Bracaros, um povo ainda não influenciado pela cultura romana.

O evento terá uma área de transacção de produtos (mercado), uma área de restauração, com tenda de comidas, uma tenda pedagógica, para os mais novos aprenderem mais sobre as vivências dos castros e contará com uma conferência sobre o Mundo da Idade do Ferro, proferida pelo arqueólogo Gonçalo Cruz.
Durante os quatro dias, haverá sempre animação musical e teatrais, com a recriação de uma cerimónia fúnebre.

O "Povoado dos Bracaros" será sitiado no Largo de S.Francisco (esquina da Arcada para a Igreja dos Terceiros), Rua do Castelo, Rua dos Janes e Largo de S.João do Souto.

A JovemCoop associa-se por esta iniciativa porque além da animação do centro histórico, poderá contribuir para mostrar outras realidades históricas e sensibilizar os bracarenses para as vivências da Idade do Ferro, tantas vezes díficeis de compreender.

Esperamos, ainda, que seja um forte impulso para mostrar Braga noutras cronologias, inspirando a, futuramente, mostrar a Braga Medieval ou a Braga do Barroco.

2 comentários:

Miguel Marques disse...

Alem de tudo é ainda necessario perceber e chamar a atençao do que se passsou em Braga durante a Idade do ferro... Os investigadores da UAUM parecem considerar um iato no povoamento de Braga uma vez que consideram a existencia de uma povoamento atribuivel ao Bronze na Cividade mas depois assiste se a um abandono da cidade durante os sec posteriores ate à chegada dos romanos. Mesmo apos a descoberta de um balneario pre romano (castrejo) continuam sem considerar que Braga devrá ter conhecido um povoamento na idade do ferro que foi totalmente arrasdo com a chegada do imperio. UAUM considera que Braga seria o centro de trocas comerciais dos castros circundantes uma ideia que NAO ENCONTRA paralelo neste periodo e que carece, esta sim de provas de tal funcionalidade. A descoberta do balneario castrejo foi para MM e FSL um golpe face no entanto optam contiuadamente por ignorar a crecente corrente de especialista que argumenta que Braga seria também um povoado da Idade do Ferro. Como tal acho mt bem que esta feira seja realizada e que Gonçalo Cruz como jovemn investigador nao afine pelo mesmo diapasao dos seus mestres.

JovemCoop disse...

A ideia deste evento é, sobretudo animar o centro Histórico, mas não há como esconder a imensa vontade de criar uma nova consciência na população de Braga que tem sido formatada apenas para encaixar os vestígios romanos de Bracara Augusta...pelos menos os poucos que se permite visitar, tendo em conta que a grande parte não é dada nem como interessante, nem tão pouco como importante.
A questão que levanta é pertinente e não se percebe como no meio de tantas dúvidas, não existe das entidades de Bracara Augusta vontade de encontrar a resposta, ou pelo menos assumi-la publicamente!
Vamos continuar a criar consciências para que haja ainda mais vontade de questionar e encontrar agentes intervenientes com vontade de fazer mais pela história da nossa cidade.