11 de setembro de 2012

A falta de estratégia que obriga a regenerar Braga

"Correio do Minho" 10/09/2012

A questão da requalificação das ruas da nossa cidade, e a sua contínua manutenção é algo que vence a barreira dos tempos mais recentes, tornando-se numa questão com dezenas de anos.

O Professor e Investigador Joaquim da Silva Gomes traça um retrato de como eram as ruas de Braga há precisamente 100 anos atrás, no ano de 1912.

Já nesta altura muitas ruas eram insalúbres, sem higiene e, muitas vezes, frequentadas por pessoas e animais. Aborda-se, neste texto, o degradante estado da Rua do Souto ou do Largo de S.João do Souto.

Leva-nos a crer que naquela data, sendo as circunstâncias diferentes, iniciou-se um plano de requalificação da urbe para tornar a cidade mais airosa.

100 anos depois, deparamo-nos não com um problema de salubridade, mas de estética, onde se requalificam praças, sem explicar realmente o porquê das obras, pertinência, gastos e duração.
Apenas se vislumbra o produto de muitas obras e a ausência de um estudo que dê garantias aos comerciantes e proprietários de outros negócios que as obras trarão mais benefícios que prejuízos.

Uma curiosidade final remata o texto...o coreto situado no Parque da Ponte também celebra, este ano, o seu centésimo aniversário.


Sem comentários: