24 de setembro de 2012

Braga e o Turismo à moda antiga

"Correio do Minho" 22/09/2012

A Câmara Municipal de Braga propõe celebrar o Dia Mundial do Turismo a partir de uma iniciativa que já provou levar centenas de pessoas ao centro, reviver os tempos do antigamente.

Nos dias 27 a 30 de Setembro, a Avenida Central acolherá a "feira à moda antiga", onde surgirão iniciativas associadas à venda de produtos agrícolas, à animação popular e à recriação de ofícios artesanais.

Esta iniciativa louvável, mostra aos mais novos um tempo não muito distante, mas muito diferente daquele que vivemos actualmente. Tem o mérito de ajudar pessoas de meia idade e/ou mais experimentadas a reviver momentos de outros tempos.

No dia 30 surge o Cortejo das Freguesias, onde as freguesias poderão mostrar o que têm de melhor e o que as distingue umas das outras, destacando o seu factor de diferenciação positiva.

Não deixa de ser curioso como esta Feira à Moda Antiga é realizada, no Dia Mundial do Turismo, numa cidade que explora ainda de forma antiga os seus recursos turísticos (ver aqui), mas também provoca um Cortejo das Freguesias, num momento em que se discute a fusão de freguesias e a reorganização do território. Será esta uma forma de sensibilizar ou provocar discussão?


Sem comentários: