17 de setembro de 2012

O Museu do Brinquedo e as boas ideias para a Confiança

"Correio do Minho" 17/09/2012

Há pouco tempo, quando se falou do concurso de ideias para a Fábrica Confiança, surgiram várias propostas para a revitalização daquele espaço.

Rapidamente o júri do concurso decidiu jogar pelo seguro e optou por projectos mais ou menos semelhantes, com uma visão pouco ambiciosa e algo coincidente com parte do programa do GNRation.

Das valências a apresentar na Fábrica Confiança, tirando o Centro de Ciência Viva, não vemos nenhum rasgo de ideias novas que mereça melhor instalação naquele local.

Quando muitas vozes se manifestam contra a instalação e abertura de mais núcleos museológicos, porque dizem criar duplicação de conceitos e pela falta de interesse do público, o Município de Ponte de Lima uma vez mais torna-se pioneiro em descredibilizar certos mitos.

Aberto há pouco mais de três meses, o Museu do Brinquedo é um sucesso ao alcance de poucos museus, pois sabe comunicar, estar perto do público e divulgar o seu objecto. A sua temática não é indiferente a nenhuma pessoa, pois entre brinquedos que reconhecemos ou aqueles que gostaríamos de ter, ou as curiodades daqueles brinquedos da época dos nossos pais e avós, todos nós sentimos familiariedade a esta temática.

Os números são indesmentiveis... em 3 meses, cerca de 10.000 visitantes! Um número absolutamente fantástico, comprovando que quando há vontade e planeamento, os resultados aparecem.

Porque não aproveitar as instalações da Confiança (ou de qualquer outro edifício com história) para instalar uma valência cultural, aberta ao público e com uma temática que desperte interesse? Há tantas áreas para explorar, que seguramente, seria um sucesso, com retorno humano garantido.


Sem comentários: