24 de setembro de 2012

Entre Aspas, a Semana Europeia da Mobilidade e as Vias Cicláveis

"Diário do Minho" 24/09/2012

"Diário do Minho" 24/09/2012

O "Entre Aspas" desta semana relança a temática da mobilidade na Cidade de Braga, aproveitando o facto de se ter celebrado a Semana Europeia da Mobilidade, cuja maior expressão vai para o Dia Sem Carros.

Uma vez mais, a Cidade de Braga não aderiu a esta iniciativa pedagógica, que visa sensibilizar os cidadãos para as formas alternativas de mobilidade, dando destaque às caminhadas, à bicicleta e até ao uso do transporte público.

Não deixa de ser um paradoxo a cidade que se está a regenerar para ter a maior área pedonal não sensibilizar as pessoas para fruir da mesma, sabendo da contestação que este programa tem vindo a sofrer.

Perde-se aqui uma oportunidade para se mostrar o benefício destas requalificações e as boas intenções do executivo municipal em exercício. Mas parece não haver vontade de investir na sensibilização ou ter orgulho nestas obras, talvez por saberem da dúvidas que existem em torno do resultado final (não tanto pela estética, mas pela funcionalidade). Lembramos que nenhum dos projectos de requalificação em curso, apesar de aumentar a área pedonal, previu uma área ciclável ou de outro tipo de transportes amigos do ambiente.

Curiosamente, a Câmara de Vila Nova de Famalicão apresentou a rede das vias cicláveis, dando provas da vontade de dotar a cidade de formas alternativas dos cidadãos se deslocarem. Esta rede de vias cicláveis é composta por seis percursos que se interligam no centro da cidade, mas que partem de polos distantes entre si, compondo uma alternativa para vários pontos de deslocação.

Braga precisa de aprender com as cidades vizinhas que com pouco muito se faz e que há várias formas de aderir à Semana Europeia da Mobilidade, dando enlevo à qualidade de vida dos cidadãos.


Sem comentários: