11 de setembro de 2012

Guadalupe - Grandiosas Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Piedade e de S.Marçal


"Diário do Minho" 10/09/2012

"Correio do Minho" 10/09/2012

"Diário do Minho" 09/09/2012



Foi com particular satifação que a Comissão de Festas (Irmandade e Grupo Coral de Guadalupe, JovemCoop, Juntas de Freguesia de S.Victor e S.Vicente e a Associação Cultural e Festiva "Os Sinos da Sé") realizou a 5ª edição das Grandiosas Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Piedade e de S.Marçal, nos passados dias 08 e 09 de Setembro.

Esta tradição popular, que se havia perdido nos finais da década de 70 do século passado, ganhou nova expressão com um grupo que quis relembrar as "festas do antigamente", associando-lhes uma componente cultural e de conhecimento histórico.

Após vários entraves à realização da festa deste ano e condicionamentos de última hora, conseguimos ultrapassar os vários obstáculos e realizar uma das edições mais participadas, mesmo havendo um programa mais reduzido.

Se o dia Sábado foi particulamente calmo, dado que Braga se preparava para viver a Noite Branca, o Domingo encheu as nossas medidas, com o Cortejo dos Soldados da paz, a Missa Campal e a actuação dos Grupos Folclóricos durante a tarde.

Ainda assim, tivemos oportunidade de realizar uma conferência subordinada ao tema: "D. Rodrigo Moura Telles: a vida, obra, os cultos e as festas", apresentada por Rui Ferreira, que derivou numa tertúlia aberta, moderada por José Machado.

Durante a tarde de Sábado, tivemos a actuação do Grupo de Concertinas de Gualtar/Padim da Graça e o grupo de Percursão da Universidade do Minho - iPUM.

Já no Domingo, a cidade despertou com o sino do carro de cerimónias dos Bombeiros Voluntários de Braga, a desfilar pelas ruas da cidade com o andor de S. Marçal, o Padroeiro dos Bombeiros. Seguiu-se a Eucaristia Campal e o piquenique comunitário.

À tarde, novo cortejo pelas ruas da cidade de Braga, desta vez com os Grupos Folclóricos Dr. Gonçalo Sampaio e "Os Sinos da Sé" a convidar todos os bracarenses a virem ao Parque de Guadalupe, assistir a uma verdadeira festa popular.

Muitos aproveitaram a ocasião para conhecer a Capela de N.ª Sr.ª de Guadalupe e rezar ao altar da N.ª Sr.ª da Piedade e pedir protecção a S.Marçal.

Foi uma festa simples, mas com muita participação, que nos dá motivação extra para prosseguir com as festividades.

Obrigado a todos o que nos visitaram e a todos aqueles que tornaram possíveis estas festas.
Até 2013!!!



Sem comentários: