21 de setembro de 2012

As canalizações da Rua dos Chãos

Peças de conduta, partidas para fazer de tampa à galeria

Aspecto da galeria, onde se vêem as peças de conduta que traziam água das Sete Fontes

Peças de conduta que traziam água das Sete Fontes aproveitadas para muro da galeria

No âmbito do programa " A Regenerar Braga" temos vindo a assistir a vários intervenções de arranjo das superfícies que, curiosamente, acabam por intervir no subsolo.

Com a vontade de requalificar praças e ruas do nosso centro histórico, a CMB entregou as empreitadas a várias empresas de construção civil, que estão no terreno, a todo gás (mas a fazer tudo com muita calma) na demanda de cumprir as missões para as quais foram contratadas.

Agora a intervir no topo norte da Rua dos Chãos, volta-se a assistir à abertura de valas para também regenerar a rede de águas e saneamentos. Curiosamente, volta-se a assistir, de igual forma, ao aparecimento da galeria de uma galeria, composta por manilhas graníticas que faziam parte da ancestral canalização de águas das Sete Fontes ao Centro da Cidade.

Estejam em funcionamento ou desactivadas, aquelas pedras são um recurso patrimonial identificado e que merece ser tratado com o respeito de quem muita vida deu à cidade.

Não se percebe porque é que estas peças de condução continuam a ser tão mal tratadas...parte das pedras que fazem de tampa à galeria são elementos reaproveitados das manilhas graníticas, que foram partidas a meio para compor a cobertura. Mas estas pedras estão a ser arrancadas à máquina, sem qualquer medida de protecção, não estão a ser inventariadas, nem tão pouco se sabe se ficarão no seu sítio ou se serão levadas para parte incerta, descontinuando parte da história que contavam.

Assiste a uma vergonha forma de tratar o património, continuando a não aproveitar estes elementos diferenciadores para trazer vida, história e cultura às nossas ruas.


Sem comentários: