26 de setembro de 2012

Todos os caminhos...Os Caminhos Romanos na Vida de S.Victor

Percorrer os caminhos romanos no âmbito das Jornadas Europeias do Património

 
Os Caminhos Romanos na Vida de S.Victor
Bracara Augusta era uma das mais importantes cidades romanas do Noroeste Peninsular. Desde o centro da cidade romana partiam 5 vias que se ligavam a outras importantes urbes.
A nossa proposta para o dia 29 de Setembro é percorrer alguns troços das duas vias romanas que saíam de Bracara Augusta em direcção a nascente.
Quer a Via XVII, quer a Via XVIII ligavam Bracara Augusta à cidade de Asturica Augusta, contudo tinham traçados diferentes, com a última a conhecer um traçado menos sinuoso e mais curto.
Além de caminharmos nas Vias Romanas, aproveitaremos a oportunidade para conhecer a vida de um Santo ligado à cidade de Bracara Augusta e que foi martirizado pelos romanos, por não professar a religião desse povo.
Assim, daremos a conhecer os principais locais da vida de S.Victor, restituindo os últimos caminhos que fez, desde que cruzou com o cortejo aos deuses romanos até ser degolado e o seu corpo abandonado.
Proposta de Atividade: Sábado, 29 de Setembro
 
  • 10h – Concentração dos participantes junto do “miliário” no Largo da Senhora-a-Branca e contextualização histórica da Via XVIi;
  • 10h15 – Igreja de S.Victor – Os Caminhos Romanos na vida de S.Victor, a partir dos painéis de azulejos da Igreja;
  • 11h00 – Percurso pela Via XVIII e Capela de S.Victor-o-Mártir, lugar onde terá nascido S.Victor;
  • 11:45 – Percurso entre a Via XVIII e XVII até alcançar a Capela de S.Victor-o-Velho, onde S.Victor terá sido morto pelos romanos;
  • 12:30 – Fim da Actividade;
Extensão do percurso: 4,5 Km
Tempo estimado: 2h30
Dificuldade: Fácil
Ter em atenção:

 - Inscrição prévia;

 - Levar chapéu;

 - Vestuário e calçado adequado;

 - Levar máquina fotográfica;

 - Levar água;

No âmbito da celebração das Jornadas Europeias do Património, que decorrerão entre os dias 28 e 30 de Setembro, a JovemCoop e a Braga2012: Capital Europeia da Juventude, propõem percorrer as vias romanas que atravessam a cidade do lado nascente.

Com efeito, as "Vias Romanas" constituem uma das mais expressivas manifestações do carácter pragmático da cultura romana e, por isso, um dos mais poderosos veículos de romanização dos espaços integrantes do seu vasto império. Ora, percorre-las é, então, reviver um passado que nos é próximo e que, por isso, dá forma ao nosso presente.

Esta ação faz parte integrante do tema Y.Life, apelando ao conhecimento, pelos jovens, do património arquitetónico e multicultural de Braga como parte de 2000 anos de história e da identidade de Bracara Augusta.


Inscrições em: https://www.eventbrite.com/register?orderid=111410130700&ebtv=C&eid=4454643960&client_token=e17611fff6994261b9424972bcc8f966





Sem comentários: