11 de dezembro de 2012

A propósito de Pousadas da Juventude

"Correio do Minho" 11/12/12

"Correio do Minho" 11/12/12

Porque os bons projectos carecem de reflexão, para que se possa apurar a melhor forma de investir os dinheiros públicos e garantir, se não o retorno, pelo menos a sustentabilidade dos mesmos investimentos, publicamos, em jeito de reflexão, duas formas distintas de percepcionar Pousadas da Juventude.

No primeiro caso, a MoviJovem não consegue dar provas de sustentar as estruturas, porque cresceu sem a preocupação de se actualizar ou fidelizar utentes. Com a concorrência dos Hostels e Albergues Low Cost, as Pousadas da Juventude não conseguem atrair, seja em qualidade de instalações, seja a nível de preço, jovens e menos jovens utentes.

Os municípios com visão estratégica, que pretendem dar continuidade a políticas de juventude e que querem atrair mais gente aos seus concelhos, irão agora suportar os custos das Pousadas de Juventude. Se por um lado é louvável acreditarem e envidarem esforços para tornar possível a sua manutenção, por outro é lesivo para as contas dos municípios terem de "herdar" um presente que pode ser envenenado.

Outro caso crítico é o da Pousada da Juventude no Navio Gil Eannes. Tem excelentes condições, é temática e atractiva, mas numa cidade como Viana do Castelo, com outra Pousada também modernizada, torna-se dificil sustentar esta estrutura. O Governo adia, para já, a decisão de a fechar, ainda que o edil de Viana dos Castelo defenda a sua manutenção, tanto mais porque para o ano o navio receberá novas funções, que poderão apelar a um maior número de visitas.

A JovemCoop esteve lá em Julho de 2010. A experiência foi muito marcante e positiva, tendo sido até difícil conseguir vagas, dado que os quartos estavam quase todos lotados. Há um balanço que importa fazer e avaliar se o retorno dignifica a cidade.

Em Braga, também a Pousada da Juventude da Rua de St.ª Margarida vai fechar, temporariamente, e sem haver uma nova estrutura condigna. Uma vez mais, Braga reflecte a sua falta de sensibilidade para as políticas para a juventude.



Sem comentários: