3 de dezembro de 2012

Participação Cívica em Braga

"Diário do Minho" 28/11/2012

Se em parte podemos concordar com estas afirmações, certo é que há outra parte que quer apontar o dedo ao porquê desta ausência de participação cívica.

Por um lado, o claro conformismo das gerações, por outro (e talvez mais pesado e grave) as instituições que em nada abonam a favor da participação, com receio que se analise, que se escrutine, em suma, que se participe!

Há que notar que esta falta de participação é notória quando os executivos, falando concretamente de Braga, nunca mostraram interesse em se abrirem aos cidadãos, não fazendo, sequer, questão de estimular o livre pensamento. Condenados à memória e à repressão, foram os casos de tantos cidadãos que emitiam opiniões e que cedo foram "silenciados" - entenda-se, aliciados por um bem imediato.

Assim é fácil fazer política, porque uma cidade sem cultura, é uma cidade sem identidade e opinião. Desincentivando a crítica e o pensamento, menos opiniões e sugestões são formuladas e a cidadania esfuma-se rapidamente.

É com este intuito de mais participação, no âmbito cultural e patrimonial que a JovemCoop e a Braga+ têm tentado despertado consciências. Queremos que a população questione, se aproxime do poder executivo e que dê as suas ideias e contribua para uma maior cidadania.

Este nosso contributo tem sido feito à margem dos partidos políticos, precisamente para que possamos actuar com maior isenção, na altura de pugnar pelas boas causas.

Ao longo deste ano, muitas foram actividades da JovemCoop que serviram para estimular a participação na vida pública e de forma activa. O número de participações foi crescendo, originando um grupo de cidadãos interessados e empenhados.

No próximo dia 07, haverá Assembleia Geral da Braga+, pelo que aqui fica o convite para quem se quiser juntar às boas causas, em prol da cidadania!



Sem comentários: