4 de dezembro de 2012

Convertidas: Um dia a Casa vem abaixo!



Casa das Convertidas - lado da Rua de S.Gonçalo

Após termos dado início à discussão pública sobre o futuro a dar à Casa das Convertidas, conjuntamente com a Braga+, algumas vozes apressaram-se a dizer que estávamos a ser alarmistas, porque o edifício não apresenta sinais de ruína (tal como havíamos dito aqui).

Infelizmente, voltamos a reafirmar essa mesma ideia, tendo em conta o que sucedeu no passado Domingo, dia 02.

Entre as 16h e as 17h (aproximadamente), sem estar a chover ou sem a trepidação das máquinas das obras, uma parte substancial de uma junta argamassada cedeu, caindo na via pública, do lado da Rua de S. Gonçalo.

Este troço de argamassa tem uma dimensão razoável e um peso considerável. Estatelou-se na Rua de S. Gonçalo, caindo para a via de circulação automóvel (generosamente, alguém o encostou ao pilar da casa, para não criar mais obstáculo).

O edifício ficou com o esqueleto de ferro descarnado, constituindo agora mais um foco de fragilidade, sendo previsivel maior exposição aos agentes climáticos e erosivos.

E se isto sucede num dia da semana, com as crianças a sair da escola e os automóveis a passar?
Anda-se a adiar a recuperação da Casa, quando esta é, neste momento, um elemento a desagregar-se (não tão) paulatinamente.

Urge, com ou sem pousada ou outra valência, intervir no edifício, sustentando-o e consolidando-o, cumprindo um mínimo de segurança (consolidando os rebocos, escorando os tectos, precavendo a instalação eléctrica, entre outras medidas).

Dado que é um Monumento classificado, daremos nota desta ocorrência à Direcção Regional de Cultura Norte, bem como ao Ministério da Administração Interna.



Sem comentários: