11 de dezembro de 2012

Poluição no Rio Este

"Correio do Minho" 10/12/12

Recentemente, após novas descargas não controladas, as águas do Rio Este voltaram a ficar poluídas, acabando por matar um grande número de pequenos peixes.

Tendo em conta que está a ser levada a cabo a renaturalização do Rio e que uma das premissas desta obra é devolver vida às águas, a partir da despoluição das mesmas, controlando e ordenando a rede de esgotos, fica a questão..."afinal, para que servem estas obras?".

Reiteramos a questão, há muito avançada, que estas obras são mera operação cosmética, tendo em conta que o mais importante fica por fazer...despoluir e ordenar o leito do Rio desde a nascente até à zona da actual obra. De que adianta embelezar do meio do percurso para baixo, se do meio para cima continua a haver poluição, descargas não controladas, saneamento a despejar directamente para o rio?

Sobretudo, porque na zona a montante situavam-se, pelo menos antigamente, as zonas de maior índice industrial, fábricas essas responsáveis pelos despejos no Rio Este. Se estas situações não forem rectificadas, continuar-se-á a assistir a uma sistemática poluição das águas.

Importa olhar para o Rio Este como um recurso natural, importante para a cidade de Braga. Dever-se-á desenvolver um projecto de despoluição das águas e de rectificação das redes de esgotos/saneamento, para que possa haver controlo sobre descargas, de forma a não destruir a (pouca) vida existente nas águas do Rio. Mas para isso, é preciso que haja alguém na Câmara de Braga que queira rectificar as ligações ilegais, sistematizar procedimentos de controlos de descarga e que tenha reais preocupações com o meio ambiente.



Sem comentários: