7 de dezembro de 2012

O não reconhecimento do Município à BragaCEJ2012


"Diário do Minho" 06/12/2012

No dia de S. Geraldo, Padroeiro da Cidade, o Município de Braga condecora instituições e personalidades pelo seu papel relevante e activo na vida da Cidade.

Este ano, as alegações do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga fazem-nos reflectir nestas condecorações, pois, segundo o edil "o desenvolvimento do concelho deve-se a toda a comunidade e a todos vós".

No ano em que a cidade de Braga recebeu a Capital Europeia da Juventude, evento dinamizado pela Fundação Bracara Augusta e que capitalizou várias entidades associativas e "mexeu" com várias pessoas, a não atribuição de uma distinção à equipa da Braga2012: CEJ ou à Fundação Bracara Augusta demonstra bem a ausência de reconhecimento que o actual executivo vota às suas próprias políticas municipais no âmbito da Juventude.

Este esquecimento ou ausência propositada faz-nos crer que hoje Braga é Capital Europeia da Juventude não por vontade do edil, mas por vontade de uma nova geração de actores políticos que, de forma empreendedora, tudo fizeram para trazer para a nossa cidade tal evento.

Nem tudo foi perfeito no ano da BragaCEJ2012 e se mais tempo houvesse, mais haveria para melhorar e implementar. Mas, de igual forma, e sendo justos, não se pode afirmar que a CEJ não causou impacto ou foi indiferente à cidade. E, por trás de várias vontades associativas e sensibilidades vocacionais, esteve uma equipa que geriu, dentro das suas possibilidades e limitações um ano com várias actividades.

Não pondo em causa qualquer entidade e personalidade que tenha recebido tal condecoração, pensamos que seria justo, e merecido, que a Fundação Bracara Augusta ou a Administração da BragaCEJ2012 fosse reconhecida e agraciada com a condecoração do dia de S. Geraldo.

Mas para termos verdadeiras apostas no trabalho da juventude, provavelmente teremos de esperar por novas sensibilidades políticas, que reconheçam o trabalho " de todos nós", em prol da cidade.


2 comentários:

Miguel Marques disse...

Reparei com estranheza que a UAUM recebeu um louvor por parte da CM Braga. Gostaria de saber se este louvor foi aceite por parte a UAUM. É não se pode compreender que como é que arqueológos e uma instituição que carrega o nome da Universidade do Minho compactue com a CM Braga. É publico e é sabido a enorme quantidade de atropelos ao patrimonio que existiram e existem em Braga desde o incio dos mandatos de FMM. Como é possivel a UAUM compactuar com isto?

Agora sim se entendem algumas Ajustes Directos por parte da CM Braga à UAUM sem qualquer concurso. Agora sim compreendem algumas entrevistas dadas por putativos arqueologos seniores desvalorizando algumas descobertas bem recentes.

Que na CM Braga não existira moral nem etica ja sabia, agora na UAUM ??? ( eu por acaso ja sabia que nao existia mas agora é descarado).

Ricardo JovemCoop disse...

Ou não percebo é porque é que a UAUM recebeu o louvor, tendo em conta que é uma dependência da Universidade. Não é organismo autónomo, é da universidade. Quem deveria receber o prémio seria a Universidade representada pelo seu dirigente máximo que é o Reitor.