7 de dezembro de 2012

O Governo Sombra na pálida Democracia


"Diário do Minho" 07/12/2012

A cidade de Braga esteve "fechada" aos órgãos de comunicação social durante muitos anos.

Frequentemente, assistíamos à divulgação de notícias "menores" em qualquer terrinha, mas sentíamos a ausência da comunicação em eventos maiores da nossa cidade (é só lembrar as constantes reivindicações para as televisões darem maior visibilidade à Semana Santa e ao S.João).

Nos últimos anos, e provavelmente, graças ao excelente percurso futebolístico que o Sporting Clube de Braga tem realizado, já se vai vendo, com mais assiduidade, vários repórteres na nossa cidade.

Hoje, Braga vai receber o programa "Governo Sombra", da TSF, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexía e João Miguel Marques. O programa esteve previsto realizar no Museu D. Diogo de Sousa, tal como vinha divulgado nos jornais.

Inesperadamente, o "Governo Sombra" deixou de poder realizar-se no MDDS, segundo consta, por imposição da Direcção Regional de Cultura Norte, entidade que tutela aquele museu. Tal recusa, após primeira delibração favorável, talvez apenas se prenda com o "medo" que o Governo e as suas entidades dependentes têm das vozes críticas, que em tom sarcástico ou humorado, expõem temas menos relevantes , da mesma forma como abordam assuntos de cariz mais sério.

Terá sido mesmo uma medida de repressão e de fechar portas ao livre discurso e democracia? Dever-se-iam apurar responsabilidades e chamar a DRCN a explicar esta recusa. Obviamente que esta atitude merece repreensão e uma consequência, e a TSF deveria pedir que isso acontecesse.

Rapidamente, a BragaCEJ2012 encontrou outro espaço para a realização do programa. Este será realizado no Teatro da Escola Sá de Miranda...mas, e se o Ministério da Educação se lembra, à última da hora, de negar o espaço?



Sem comentários: