20 de dezembro de 2012

Fonte da Rodovia - Boa Notícia

"Diário do Minho" 20/12/2012

Actualização: Após comentário da autoria de Nuno Filipe Amorim, pensamos ser importante os nossos leitores seguirem o link seguinte, para poderem conhecer mais sobre a História desta fonte.
Agradecemos ao Nuno Filipe Amorim e à equipa do "Sino da Sé" o meritoso trabalho realizado.

http://sino-da-se.blogspot.pt/2011/02/cidade-das-fontes-ix-fonte-da-rodovia.html

----------------------------------------------------------------
Fomos surpreendidos com esta notícia.

Sem grandes expectativas no âmbito do Programa "A Regenerar Braga", finalmente houve um cuidado acrescido na conjugação de vários elementos patrimoniais, conferindo-lhes alguma dignidade e valorizando-os.

Esta fonte torna-se um “mistério” porque não foi possível recolher informações sobre a mesma. Das pessoas contactadas, nenhuma soube dar informações sobre aquela estrutura.

Está situada perto da passagem aérea que liga a Escola Carlos Amarante às habitações económicas da Avenida João XXI. Sabemos,pelos trabalhos efectuados, que é um fontanário em granito,  com friso trabalho e com uma carranca que dotava de água o tanque.

A carranca é ladeada por dois adornos tipo diamante e encimada por uma cartela em granito, sem qualquer inscrição (pelo menos visível a olho nú).

Não tem água, pois percebe-se que foi ali colocada, desconhecendo nós o seu local original (poderá ser o fontanário que estava registado à entrada da Quinta das Goladas ou ainda um fontanário que estaria nas imediações da Igreja da Senhora-a-Branca).

Está em total estado de abandono, passando despercebida aos transeuntes, precisamente por estar, frequentemente, coberta de mato e outra vegetação selvagem.

A carranca está desgastada e com intervenções em cimento, que nada dignificam a estrutura. A sua nova localização, permitirá dar maior dignidade e valorizar este património.

A parte menos boa desta intervenção, como pode ser observado na foto do "Diário do Minho", é que a trasladação está a ser efectuada por funcionários da uma construtora e não técnicos especializados em património.

Esta operação está a ser levada a cabo sem se ter protegido o elemento patrimonial, que poderia ter sido coberto para evitar danos estruturais.

Outra boa notícia é o facto dos serviços municipais garantirem que a fonte vai ter água...é raro, em Braga, encontrar uma estrutura ligada à água, que deite água!!!Seria importante, em prol de melhor ambiente urbano, que se devolvesse a água a todos os fontanários, e que a água fosse analisada e controlada, garantindo que os cidadãos pudessem usufruir e beber dessa água!

A JovemCoop tem registado, todos os anos, este fontanário, na actividade "O Nosso Património", sendo possível fazer a caracterização desta fonte e a evolução da sua degradação e abandono! Felizmente, a Fonte volta a ganhar dignidade.






2 comentários:

Anónimo disse...

Aproveito para referir que essa fonte já teve água, pelo menos até aos anos 90.

Esta fonte já foi analisada no nosso blogue Sino da Sé (http://sino-da-se.blogspot.pt/2011/02/cidade-das-fontes-ix-fonte-da-rodovia.html).
Convido à leitura do referido artigo, pois dá possíveis respostas a algumas questões levantadas no v/texto.


Obrigado, cumprimentos.
Nuno Filipe Alpoim

Ricardo JovemCoop disse...

Fico imensamente sensibilizado com este trabalho efectuado sobre as Fontes. Está um excelente trabalho, super bem inventariado, registado e com imensa informação histórica. Agradeço, porque não conhecia a História desta fonte, o que me dá imenso gozo, poder agora, olhar para ela de outra forma.
Obrigado Nuno Filipe Alpoim.