22 de maio de 2012

"Arqueólogo por um dia" - video da actividade



Braga é uma cidade de extrema sensibilidade arqueológica e, como tal, costuma dizer-se que "basta abrir um buraco e sai de lá um caco arqueológico".
A dificuldade das intervenções arqueológicas reside no desenvolvimento urbano e social que não pode ser travado, mas que obriga os arqueólogos a trabalhar rápido e sobre pressão.
A actividade por nós realizada visa sensibilizar os jovens para a arqueologia, para o património que chega aos nossos dias e para a preservação e coadunação dos vários espólios à actualidade.
Acreditamos que esta actividade visa realçar a importância da arqueologia como factor de conhecimento e valorização da identidade das cidades / comunidades e agente de desenvolvimento local.
No ano em que Braga é Capital Europeia da Juventude, propomos aos "arqueólogos por um dia" que vejam conhecer a profissão de arqueólogo e, em contexto de simulação, façam uma escavação arqueológica com vista a conhecer metodologias de trabalho, complementada por visita ao laboratório de restauro e práticas laboratoriais elementares.
Este video, da autoria de Rui Pinheiro, mostra o objectivo da actividade e como pode cada um dos participantes ser "Arqueólogo Por Um Dia"!!!
Uma actividade JovemCoop para a BragaCEJ2012;




Sem comentários: