18 de maio de 2012

Curso de História da Cidade de Braga...É hoje!!!

"Diário do Minho" 16/05/2012



PERIODO MODERNO E BARROCO

Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, 18 de Maio de 2012

A quarta sessão do Curso de História da cidade de Braga, iniciativa promovida em conjunto pela JovemCoop e pela Braga CEJ 2012, vai debruçar-se sobre o período moderno e barroco. O objectivo desta sessão é percorrer os protagonistas da história urbana da cidade e o respectivo legado, dando aos participantes algumas impressões sobre a evolução urbana, os contextos e as marcas do passado.

Iniciaremos a sessão analisando o próprio espaço escolhido, o salão nobre da Casa da Câmara, cuja concepção obedeceu a uma estrutura simbólica de exaltação da história e identidade de Braga. Obra da década de 60 de oitocentos, destaca-se ainda pela evolução heráldica da cidade, que também merecerá uma atenção particular.

Em seguida vamos mergulhar nos factos e protagonistas, ocupando os Arcebispos um lugar de particular destaque. D. Diogo de Sousa (1505-1532), a figura histórica mais importante de Braga, vai merecer grande parte da nossa atenção, fundamentalmente nas alterações introduzidas na estrutura urbana da cidade. Em seguida percorreremos grande parte dos prelados que ocuparam o sólio arquiepiscopal até 1792, altura em que o senhorio bracarense é devolvido à Coroa. Destacaremos particularmente o papel de D. Rodrigo de Moura Telles (1704-1728).

Durante esta sessão abordaremos ainda a importância do estilo barroco na morfologia da própria cidade, fazendo menção dos principais edifícios e dos artistas. André Soares será, obviamente o nome mais escutado.


Sem comentários: