9 de maio de 2012

Braga: A actualidade das Vias Romanas

"Diário do Minho" 07/05/2012

Nas últimas semanas, o jornal Diário do Minho numa parceria com a Rádio FF (FacFil) tem vindo a publicar as entrevistas dos Presidentes de Junta da Concelho de Braga concedidas ao Programa  Periscópio.

Na última edição, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Adaúfe, Nelson Borges, a propósito de um problema de infraestruturas viárias que liguem a freguesia, declarou que a única forma de comunicação directa entre o Bairro das Sete Fontes e o centro de Adaúfe é feito pela Via Romana (neste caso, estamos a falar da Via XVIII, Geira ou Via Nova).

Não deixa de ser interessante que passados quase 2000 anos após a sua construção, a Geira mantenha uma importância tão actual, como a única comunicação entre dois da mesma freguesia, isto é, passado 2 milénios, desenvolveram-se dois lugares, mas que ficaram umbilicalmente ligados pela Via Nova, não havendo até à data uma solução (ou vontade) para encontrar outro canal de comunicação.

Quando foi construída, a Geira visava ligar Bracara Augusta a Asturica Augusta (Astorga), permitindo a rápida circulação de pessoas civis, com cargos de administração ou militar e de bens.

Hoje, passados dois mil anos, mantém-se circulável e actual, dando provas que em termos de engenharia e de pensar o desenvolvimento da urbe, os romanos eram, verdadeiramente, uns visionários.

Para ser um troço de excelência, as Milhas II e III (Areal / Adaúfe) só precisam de ser confirmadas como Monumento Nacional e apostar na sua preservação, divulgação e fruição.


Sem comentários: