22 de maio de 2012

Y.Nature - Caminhada até às Sete Fontes



Y.Nature – Caminhada até às Sete Fontes

A questão do abastecimento de água às cidades foi objeto de especial atenção ao longo dos séculos, embora com soluções diferenciadas em função dos meios técnicos e das possibilidades de cada época.

Em Braga, esta preocupação parece ter cabido, em larga medida, aos seus Arcebispos, que se interessaram pela questão da água desde, pelo menos, o século XVI.

Mas no Séc.XVIII, D. José de Bragança manda erigir o Complexo de Engenharia Hidráulica das Sete Fontes, equipamento que abasteceu com água a Cidade de Braga.

Nesta extraordinária obra, encontramos não apenas uma funcionalidade destinada a melhorar as condições de vida da cidade, mas também uma significativa obra hidráulica, e um testemunho de arquitetura barroca que importa preservar como um todo, sem esquecer que esta estrutura só faz sentido se conservar a sua funcionalidade primeira e fundamento da sua existência - a água que corre no seu interior. Nesta medida, o sistema conhecido por Sete Fontes é mais do que um bem patrimonial; ele é, igualmente, um bem ambiental.

Assim, convidamos os bracarenses a caminhar até às Sete Fontes, Monumento Nacional desde 2011 e visitar o seu interior.

Proposta de Atividade: Domingo, 27 de Maio

Ponto de Encontro: 9h30 na Sede da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Rua de S. Victor, nº 69)

A caminhada até às Sete Fontes será antecedida por rastreios à glicemia, colestrol e tensão arterial; Esta actividade da JFS.Victor, da BragaCEJ2012 e da JovemCoop e com as Farmácias Henriquina, Silva, Cruz Vermelha Portuguesa e Phrofame;

Percurso. Av. Central, Largo da Senhora-a-Branca; Rua de Santa Margarida, ; Rua Conselheiro Bento Miguel; Largo do Monte de Arcos (Cemitério), Rua do Areal, Rua Dr. Domingos Pereira, Rua Quinta de Passos, Rua Nuno Morais, Complexo das Sete Fontes;


Dificuldade: Fácil
Extensão: + / - 4,5Km
Duração: + / - 2h30 com visita ao interior das Galerias

Ter em atenção:

- Inscrição prévia;

 - Levar chapéu;

 - Vestuário e calçado adequado;

 - Levar lanterna e máquina fotográfica;

 - Levar água;

Este é um projeto de educação ambiental, com o objetivo de desenvolver atividades educativas e de consciencialização na exploração da natureza.

Este projeto irá promover espaços naturais do concelho e permitirá ainda a divulgação e sensibilização das populações locais para a beleza e utilidade das mesmas.

Inscrições em: http://www.bragacej2012.com/events/details.php?id=515&type=1


Sem comentários: