"Diário do Minho" 14/05/2012
Numa visita promovida no passado Sábado, o grupo de deputados do PSD na Assembleia Municipal visitou a Casa das Convertidas, acedendo à Capela e às divisões do primeiro andar.
Após tantos anos esquecida, a Casa das Convertidas parece ganhar posição de destaque nas atenção dos nossos agentes políticos, que reclamam a sua recuperação.
Lembramos que há pouco tempo, a CMB manifestava vontade de colocar ali um Centro dedicado aos movimentos migratórios e culturas distintas; De seguida, o Ministério da Administração Interna afirmava a intenção de ali colocar os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, bem como uma delegação da Protecção Civil.
Ultimamente, após as visitas que a JovemCoop tem conseguido realizar (a última aconteceu nos Percursos Barrocos - No Tempo do Arcebispo D. Rodrigo, a 21 de Abril), voltaram a despertar várias opiniões, desde o Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, a ASPA e opiniões pessoais como a de Tiago Varanda. Realçamos aqui, ainda, o inquérito que o jornal Diário do Minho promove para aferir se a população quer uma discussão pública sobre a recuperação e finalidade a dar ao edifício.
O mais interessante é saber que se cumpre um dos nossos pressupostos - o de trazer, novamente, à discussão, a recuperação desta Casa, para que este património não cai, nem no esquecimento, nem de ruína.
Estaremos atentos no acompanhamento deste processo e só lamentamos que, ao contrário de uma outra iniciativa do género, relacionada coma Fábrica Confiança, não tenhamos sido convidados para (re)visitar este imóvel.
Sem comentários:
Enviar um comentário