30 de maio de 2012

Sete Fontes e o Património da Água

"Correio do Minho" 22/05/2012

Pode parecer uma salutar" provocação, ou melhor, uma instigação à promoção de estudos arqueológicos na área das Sete Fontes.


Contudo, aquilo que dá origem a estas palavras é a publicação de um novo livro que realça a importância da água na cidade de Braga, dando natural destaque ao Complexo Hidráulico das Sete Fontes.


Após alguns estudos, os arqueólogos da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho estão convencidos que nas Sete Fontes, por baixo da obra do Séc. XVIII jaz o aqueduto romano que abastecia a cidade de Bracara Augusta.


Nada de novo, dizemos nós, pois esta constatação era algo que já vínhamos alertando há algum tempo.
Ainda assim, não deixa de ser curioso como esta apresentação teve direito à presença do Presidente da AGERE, como se fosse um grande instigador da preservação daquela área.


Não basta dizer que ter um ou dois funcionários é suficiente para proteger as Sete Fontes, quando nesta fase, os problemas não passam pela estrutura, mas sim pela capacidade construtiva dos terrenos que pode vir a secar os lençóis de água.


É preciso ter muito cuidado com esta questão, para que a Água das Sete Fontes continue a ser usada por uma ainda mais longa duração.


Sem comentários: