7 de maio de 2012

Percursos Barrocos: No tempo do Arcebispo D. Rodrigo Moura Telles (Parte 2)

Foto de Grupo gentilmente cedida por Pedro Benavente (WAPA)
"Diário do Minho" 05/05/2012
"Diário do Minho" 06/05/2012


No sábado passado, dia 05, a JovemCoop realizou mais uma iniciativa dos Percursos Barrocos, desta vez dedicado à obra mais expressiva do Arcebispo Rodrigo Moura Telles: o BOM JESUS!

Quisemos, com esta actividade, dar a perceber a importância do Arcebispo D. Rodrigo como maior benemérito do Santuário do Bom Jesus do Monte; foi possível identificar os prinicipais artífices e acontecimentos da história do Bom Jesus e compreender a simbologia e a estrutura lógica que presidiu às diferentes edificações.

Após visita ao Bom Jesus, seguimos para a Igreja de Santa Maria Madalena, na Falperra onde pudemos vislumbrar outra obra de arte barroca, assinada por André Soares.

O nosso percurso iniciou-se no Pórtico, seguindo pelo escadório ziguezagueante (VIA SACRA), passando pelos escadórios dos 5 sentidos e Virtudes, destacando, também, o terreiro de Moisés, O Terreiros dos Evangelistas, o Soldado de Longuinhos, a "Gruta" e o funicular!

Tivemos tempo, ainda, de passar pelo Parque, onde encontramos os jogadores do Sporting Clube de Braga e terminámos o nosso percurso na Igreja de Santa Maria Madalena.

Agradecemos aos 40 participantes o facto de não se intimidarem com a chuva e nos terem acompanhado nesta "aventura" pelo património.

O próximo Percurso Barroco será dia 02 de Junho e será dedicado ao Mosteiro de Tibães.



Sem comentários: