16 de maio de 2012

Curso de História da Cidade de Braga - Idade Moderna


Curso de História da Cidade de Braga
4ª Sessão – Idade Moderna e Barroco
Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga
18 de Maio | 21h30

Durante a Idade Moderna, Braga conheceu um forte crescimento, graças, sobretudo, à forte acção dos arcebispos.

Foi devido à obras de nomes tão sonantes como D. Diogo de Sousa, D. Rodrigo Moura Telles ou D. José de Bragança que a cidade é moldada em termos religiosos, sociais e civis.

Essa herança é ainda hoje visível em várias obras que marcam a fisionomia da nossa cidade, sobretudo no que concerne às praças, igrejas e edifícios de assistência social.

Também nesta quarta sessão destacar-se-á a influência de André Soares, percebendo a sua importância na história da cidade de Braga e identificando as principais obras da sua autoria.

Será dado destaque, ainda, à importância das iniciativas de D. Rodrigo de Moura Telles no contexto da cidade de Braga no primeiro quartel do século XVIII, identificando os principais artistas com quem trabalhou e as características típicas das obras civis e religiosas que se faziam em Braga na sua época.

Neste contexto histórico, desenvolver-se-á a temática dos movimentos artísticos em torno do barroco, que caracteriza e influencia a vivência da cidade.

A sessão dedicada à Idade Moderna e ao Período Barroco será conduzida por Rui Ferreira, que estudou no Colégio Jesuíta durante sete anos e que actualmente é discente do Mestrado de Património e Turismo Cultural, na Universidade do Minho.

Apaixonado por Braga, é o autor responsável pelo blog Braga Maior, que se dedica à reflexão de temas da actualidade, sobretudo nos directamente ligados à cidade de Braga.

É colaborador do Jornal Diário do Minho, um dos responsáveis pelo suplemento da religião, bem como autor de vários artigos sobre o conhecimento e história de Braga.

Sem comentários: